Home   Alterações de Paladar

Alterações de Paladar

Não é raro recebermos pacientes que afirmam ser portadores de mau hálito devido a um gosto “diferente” que sentem na boca. E quando questionados como poderia ser caracterizado esse gosto, a maioria deles define esse gosto como amargo.

Algumas causas comuns para a presença desse gosto amargo, como por exemplo a presença de placa bacteriana na língua acima dos padrões normais (saburra lingual), uma alteração do fluxo salivar, a ingestão de determinados tipos de medicamentos, o estresse excessivo e até mesmo  uma deficiência vitamínica ou de oligoelementos no organismo. Essas são as causas mais comuns, porém existem inúmeras causas mais raras e complexas. Por isso, para o correto diagnóstico dessa queixa é necessária uma avaliação detalhada, realizada por um profissional capacitado.

Durante a consulta de avaliação inicial é importante que sejam passadas informações a respeito do paladar e olfato ao paciente, para que ele se sinta seguro com a ideia de que a relação da boca amarga com o mau hálito nem sempre é estabelecida.

O tratamento da boca amarga vai depender de uma minuciosa avaliação inicial e é fundamental que os pacientes saibam das possíveis limitações do tratamento, assim como, da possibilidade de mudanças no tratamento com o decorrer do tempo, e que algumas vezes o sintoma fica somente atenuado.

Normalmente, na maioria das vezes, bons resultados são alcançados em poucas semanas, e apenas uma pequena porcentagem dos casos é de difícil resolução, e que pode requerer a participação de profissionais de diferentes especialidades na tentativa de obter os melhores resultados possíveis.

Para encontrar um profissional nas diferentes regiões do Brasil capacitado no tratamento das alterações do hálito, alterações salivares e de paladar, clique aqui.